CRO 1359 - SC
Facebook Thaler do Valle Centro Odontológico

Perguntas e Respostas

O que é gengivite?

Gengivite é uma inflamação da gengiva. A causa direta da doença é a placa - uma película que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e tecidos de sustentação.

O que é bruxismo?

Bruxismo é o hábito de encostar, comprimir ou ranger os dentes. Então, quando alguém diz “Eu não tenho bruxismo, eu só aperto dentes”, na verdade apresenta um tipo de bruxismo, caracterizado por apertamento. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos acordados.

Quais os tipos de clareamento dental?

Os tipos de clareamento dental são o clareamento dental de consultório e o clareamento caseiro, que é feito pelo próprio paciente em casa ou no trabalho. Este último consiste na aplicação de um gel clareador sob uma moldeira de silicone confeccionada de acordo com os dentes de cada paciente. O tratamento em consultório consiste na aplicação de um gel mais forte que age mais rapidamente na estrutura dentária.

0 que é faceta (laminado de porcelana)?

As facetas de porcelana são lâminas finas colocadas sobre os dentes anteriores naturais com o objetivo principal de melhorar sua estética.. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor.São executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Quando é indicada a extração do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição?

Não há nenhuma comprovação científica.

O que é ortodontia?

A Ortodontia é o ramo da odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dento-facias.

Por que devo procurar um ortodontista?

Para que seja realizada uma avaliação correta da oclusão, pois o diagnóstico preventivo possibilita determinar quando uma criança deverá ser tratada, uma vez que a face e as arcadas ainda não terminaram seu crescimento e para que hábitos bucais nocivos a sua saúde possam ser eliminados precocemente, muitas vezes diminuindo o tempo de tratamento e alcançando um equilíbrio facial e oclusal satisfatório com um menor custo.

Quando devo me consultar?

Segundo a Associação Americana de Ortodontistas, recomenda-se que todas as crianças devam se consultar com um especialista em ortodontia, aos 7 anos de idade, ou mais cedo, se um problema for detectado pelos pais, dentista da família ou pediatra.

Muitas das maloclusões são hereditárias porém algumas são causadas por hábitos bucais, e que se tratados precocemente, evitarão problemas oclusais severos no futuro.

Os problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenóides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos ou permanentes.

Já os problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, falta de dentes ou excesso, mordidas cruzadas, sobremordidas, fendas lábio-palatinas e uma variedade de outras irregularidades das arcadas e da face, dentre elas:

Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam, não apenas o alinhamento e nivelamento dos dentes, mas também a aparência facial.

Por que o tratamento ortodôntico é importante?

O tratamento ortodôntico é importante para prevenir e/ou tratar problemas oclusais para que não se tornem mais graves, podendo levar a problemas periodontais, perda óssea e/ou dentária, problemas na articulação temporo-mandibular, cárie, bruxismo e dores de cabeça.

A ortodontia confere ao paciente, uma aparência agradável, com dentes alinhados, nivelados, bem posicionados em relação a sua base apical e crânio, com um belo sorriso e harmonia facial.

É possível tratar adultos?

Hoje em dia, com os mais modernos tipos de técnicas e materiais ortodônticos, com um especialista cuidadoso, eficiente, o tratamento ortodôntico pode ser aplicado em qualquer idade. Mais de 30% dos pacientes tratados atualmente são pacientes adultos. O processo biológico envolvido no movimento dentário é o mesmo em adultos e crianças. O mais importante é atingir o equilíbrio dento-facial do paciente adulto, restabelecendo a saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares possibilitando assim, a melhora do sorriso e da saúde bucal.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos:

Existem dois grupos de aparelhos ortodônticos: o fixo e o removível.

Os aparelhos fixos são unidos aos dentes através de um cimento ou uma substância adesiva, eles são compostos por braquetes , tubos e anéis, os quais suportam o arco metálico, possibilitando a movimentação planejada dos dentes. Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente. Estes aparelhos são utilizados para realizar pequenos movimentos dentários -ortodônticos , ou para correções esqueléticas, ósseas – ortopédico, ou também, para contenção dos dentes já movimentados pelo aparelho fixo.

Qual o Tempo Provável de Tratamento?

O tempo do tratamento depende de diversos fatores como: o tipo de má oclusão, as respostas biológicas individuais, o tipo de aparelho utilizado e a colaboração do paciente, mas, um tempo médio é de vinte quatro a trinta e seis meses de tratamento ativo.

Quais os Riscos de um Tratamento?

Quando um tratamento é bem planejado por um profissional qualificado, não existem riscos ao paciente, o importante é que ele siga as instruções recomendadas, colaborando e tendo cuidados com o aparelho e com a higiene bucal, pois os detritos podem causar manchas brancas, cáries dentárias, problemas gengivais, periodontais, ósseo e o conseqüente atraso no tratamento.

Que cuidados que devo ter com o aparelho?

O paciente deverá cuidar um pouco mais com a alimentação, evitando pinhão, amendoim, puxa-puxa, gomas de mascar, balas, enfim, alimentos pegajosos, duros, para que , além de evitar cáries, não quebrem ou descolem o aparelho,podendo machucar a boca e evitando o atraso na evolução do tratamento ortodôntico.

Quando e como devo limpar o Aparelho Fixo?

Durante todo o período em que estiver usando o aparelho fixo, após cada refeição, a escovação deverá ser feita, então, tenha sempre consigo, uma escova de dentes e fio dental para que a limpeza seja realizada adequadamente.

A escovação é simples, para limpar os dentes da arcada superior, pegue a escova com o creme dental e num ângulo de 45º, faça com sua escova movimentos da gengiva para o dente, de “cima para baixo” (nos dentes superiores) e de “baixo para cima” nos dentes inferiores. Para limpar bem os braquetes, faça movimentos pequenos de vai-e-vem., com este mesmo movimento deverá ser realizada a escovação da parte oclusal (mastigatória) dos dentes posteriores.

Lembre-se que nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes, pois isto poderá machucar a gengiva e quebrar o aparelho, e que a língua também deve ser escovada.

A escova deverá ser trocada no máximo a cada 3 meses.

Aparelhos Ortodônticos causam cáries?

Os aparelhos ortodônticos não causam cáries, pois eles protegem as partes cobertas dos dentes. As bactérias e restos de alimentos podem se aproveitar e se esconder nos aparelhos, por isso é muito importante à higiene bucal. Passe o fio dental e escove cuidadosamente seus dentes, pois uma boa escovação não só limpa os dentes como impede a formação da placa bacteriana. A placa bacteriana é um aglomerado de bactérias e restos de alimentos que se forma sobre os dentes, causando cáries e problemas nas gengivas.

Aparelhos ortodônticos causam manchas nos dentes?

Manchas e ou cáries só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. A orientação sobre uma alimentação adequada e as recomendações sobre como fazer a limpeza correta dos dentes e do aparelho, são realizadas no consultório odontológico e em folhetos explicativos. Como prevenção, utilizo, também, materiais que previnem as cáries como a resina e cimento com flúor incorporado em sua fórmula ( para fixar os aparelhos fixos e anéis) , o que previne a descalcificação do esmalte dentário no local onde o braquete ou os anéis estão colados, o que não impede a formação de cáries ou manchas de desclassificação se a higienização não for feita conforme a orientação.

Quanto custa o tratamento ortodôntico?

“O melhor investimento é o investimento em si mesmo”.

Quando você considera o custo do tratamento ortodôntico, deve considerar principalmente os benefícios de um tratamento realizado adequadamente por um especialista qualificado, proporcionando a harmonia dos dentes, lábios e face, tornando o sorriso saudável, agradável e mais bonito, elevando assim a autoestima, o que, diretamente, reflete na produtividade e no melhor convívio social.

Para outras dúvidas clique aqui