CRO 1359 - SC
Facebook Thaler do Valle Centro Odontológico

Especializações

Periodontia

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde dos tecidos de proteção e sustentação do dente: gengiva, osso e ligamentos que circundam o dente.

A doença periodontal é denominada gengivite quando caracterizada pela inflamação gengival apenas, e periodontite quando em um estágio mais avançado, onde há perda de suporte ósseo. Essa doença é causada pela placa bacteriana, chamada de biofilme dental. A placa pode ser removida com uma higienização correta e regular. Mas quando isso não ocorre, ela calcifica formando o cálculo (tártaro) a ponto de não ser possível sua remoção com a escova e fio dental.

Sinais de problemas periodontais: Gengivas avermelhadas ou inchadas que sangram ao escovar os dentes ou passar o fio dental, dor ou hipersensibilidade dental, mau hálito persistente. Dentes frouxos ou com espaço entre eles, mudanças na forma em que os dentes se acomodam ao fechar a boca.

A doença peridontal muitas vezes é indolor e, com isso, a pessoa não se dá conta do problema. Se não tratada, pode levar a mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, perda dentária, modificação na estética do sorriso, além de complicações na saúde geral do individuo.

O papel da Periodontia é diagnosticar a doença, planejar e executar adequadamente o tratamento. Estudos sobre efeitos em longo prazo do tratamento da periodontite têm demonstrado claramente que a manutenção realizada pelo profissional após o tratamento é essencial para a saúde periodontal. Cuidar da gengiva é tão importante quanto cuidar dos dentes.

Disfunção da Articulação Têmporo-mandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF)

• Dor na região da face?
  • Mudança na mordida de forma súbita?
  • Piora da dor ao mastigar?
  • Limitação ou travamento de movimentação da mandíbula?
  • Dor irradiada para cabeça?
  • Dor nas orelhas (ouvido) sem ter nenhuma alteração detectada pelo otorrinolaringologista?
  • Tem sensação de “dor de dente”, mesmo após várias tentativas de tratamento, como canal e até extração?
  • Ruídos articulares como estalos, estalidos?

Você pode estar apresentando um quadro de DTM.
Disfunção Temporomandibular (DTM) é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

O atendimento desta disfunção, por vezes, necessita de uma equipe multiprofissional, que inclua Cirurgião-Dentista, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo para o diagnóstico e planejamento terapêutico do paciente.

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dos dentes e da face.

Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções.

Na criança em desenvolvimento, as discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e/ou ortopédicos; já no adulto quando as bases estão muito discrepantes indica-se a cirurgia ortognática.

Cirurgia

Envolve enxerto de tecido para implantodontia, cirurgia com finalidade ortodôntica, estomatologia e patologia, remoção de dentes inclusos (que não fizeram sua erupção na época normal, permecendo no interior do osso.)

Remoção do siso: caso o siso não erupcione, pode produzir reabsorções e cárie de dentes vizinhos, desenvolver lesões císticas, inflamação do tecido que recobre a coroa do dente em erupção (pericoronarite), gerar dor ao paciente, além de outras complicações.

A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

Endodontia (Tratamento de canal)

É a especialidade da Odontologia na qual a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Implantes dentários

São parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente em regiões de perdas dentárias, e sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese sobre implante).

Prótese fixa

Também chamadas de coroas são dentes de porcelana que substituem os dentes perdidos. As próteses fixas, quando bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais, exigindo do paciente cuidados de manutenção de saúde bucal, a fim de evitar problemas gengivais e mau hálito. A prótese pode ser realizada sobre a raiz do dente ou sobre o implante.

Reabilitação da saúde bucal e qualidade de vida

O sorriso é o principal traço de nossa fisionomia. A perda de um ou mais elementos dentários pode provocar alterações fisiológicas e psicológicas, como dificuldade de mastigação, modificação na fala e baixa auto-estima. Através de técnicas avançadas de Reabilitação, Próteses e Implantes Dentários, você poderá voltar a sorrir, falar e mastigar, melhorando sua qualidadde de vida.

Dentística

O objetivo da Dentística, também conhecida como Odontologia Estética, é devolver não só a função mastigatória aos dentes, mas restaurá-los e até transformá-los, de tal maneira que pareçam o máximo possível com dentes naturais.

A Thaler do Valle Centro Odontológico oferece a seus pacientes tratamentos atualizados nesta área, como: Clareamento, Resinas, Facetas, Placas de Bruxismo, entre outros.

A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo. Hoje com a odontologia moderna e as tecnologias oferecidas ficou mais fácil e rápido ter o sorriso que você sonhou.

Consulte outras especializades clique aqui