A Periodontia é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde dos tecidos de proteção e sustentação do dente: gengiva, osso e ligamentos que circundam o dente.
A doença periodontal é denominada gengivite quando caracterizada pela inflamação gengival apenas, e periodontite quando em um estágio mais avançado, onde há perda de suporte ósseo. Essa doença é causada pela placa bacteriana, chamada de biofilme dental. A placa pode ser removida com uma higienização correta e regular. Mas quando isso não ocorre, ela calcifica formando o cálculo (tártaro) a ponto de não ser possível sua remoção com a escova e fio dental.
Sinais de problemas periodontais: Gengivas avermelhadas ou inchadas que sangram ao escovar os dentes ou passar o fio dental, dor ou hipersensibilidade dental, mau hálito persistente. Dentes frouxos ou com espaço entre eles, mudanças na forma em que os dentes se acomodam ao fechar a boca.
A doença peridontal muitas vezes é indolor e, com isso, a pessoa não se dá conta do problema. Se não tratada, pode levar a mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, perda dentária, modificação na estética do sorriso, além de complicações na saúde geral do individuo.
O papel da Periodontia é diagnosticar a doença, planejar e executar adequadamente o tratamento. Estudos sobre efeitos em longo prazo do tratamento da periodontite têm demonstrado claramente que a manutenção realizada pelo profissional após o tratamento é essencial para a saúde periodontal.
Cuidar da gengiva é tão importante quanto cuidar dos dentes.
- Dor na região da face?
- Mudança na mordida de forma súbita?
- Piora da dor ao mastigar?
- Limitação ou travamento de movimentação da mandíbula?
- Dor irradiada para cabeça?
- Dor nas orelhas (ouvido) sem ter nenhuma alteração detectada pelo otorrinolaringologista?
- Tem sensação de “dor de dente”, mesmo após várias tentativas de tratamento, como canal e até extração?
- Ruídos articulares como estalos, estalidos?
Você pode estar apresentando um quadro de DTM.
Disfunção Temporomandibular (DTM) é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.
O atendimento desta disfunção, por vezes, necessita de uma equipe multiprofissional, que inclua Cirurgião-Dentista, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo para o diagnóstico e planejamento terapêutico do paciente.
Ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dos dentes e da face.
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções.
Na criança em desenvolvimento, as discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e/ou ortopédicos; já no adulto quando as bases estão muito discrepantes indica-se a cirurgia ortognática.
Envolve enxerto de tecido para implantodontia, cirurgia com finalidade ortodôntica, estomatologia e patologia, remoção de dentes inclusos (que não fizeram sua erupção na época normal, permecendo no interior do osso.)
Remoção do siso: caso o siso não erupcione, pode produzir reabsorções e cárie de dentes vizinhos, desenvolver lesões císticas, inflamação do tecido que recobre a coroa do dente em erupção (pericoronarite), gerar dor ao paciente, além de outras complicações.
A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.
É a especialidade da Odontologia na qual a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.
São parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente em regiões de perdas dentárias, e sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese sobre implante).
Também chamadas de coroas são dentes de porcelana que substituem os dentes perdidos. As próteses fixas, quando bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais, exigindo do paciente cuidados de manutenção de saúde bucal, a fim de evitar problemas gengivais e mau hálito.
A prótese pode ser realizada sobre a raiz do dente ou sobre o implante.
O sorriso é o principal traço de nossa fisionomia. A perda de um ou mais elementos dentários pode provocar alterações fisiológicas e psicológicas, como dificuldade de mastigação, modificação na fala e baixa auto-estima. Através de técnicas avançadas de Reabilitação, Próteses e Implantes Dentários, você poderá voltar a sorrir, falar e mastigar, melhorando sua qualidadde de vida.
O objetivo da Dentística, também conhecida como Odontologia Estética, é devolver não só a função mastigatória aos dentes, mas restaurá-los e até transformá-los, de tal maneira que pareçam o máximo possível com dentes naturais.
A Thaler do Valle Centro Odontológico oferece a seus pacientes tratamentos atualizados nesta área, como: Clareamento, Resinas, Facetas, Placas de Bruxismo, entre outros.
A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo. Hoje com a odontologia moderna e as tecnologias oferecidas ficou mais fácil e rápido ter o sorriso que você sonhou.